Vacina contra a COVID-19 não provoca câncer

Não há embasamento científico na suposta correlação entre a vacinação e o surgimento de tumores malignos

Em um vídeo com mais de 11 mil visualizações no Twitter, um médico que atua nos Estados Unidos, conhecido por questionar a eficácia das vacinas contra a COVID-19, afirma que um colega de profissão relatou um aumento vertiginoso de casos de câncer entre pacientes vacinados em poucas semanas, maior do que em 40 anos de carreira.

Ao contrário do que sugere o médico, não existem estudos científicos que indiquem qualquer correlação entre a vacina contra a COVID-19, nem de outra vacina, com o desenvolvimento de câncer.

“Isso é totalmente falso”, assegura a médica Andreia Melo, chefe da Divisão de Pesquisa Clínica e Desenvolvimento Tecnológico do Instituto Nacional de Câncer (Inca). “As vacinas são extremamente seguras, eficazes e, pelo contrário, existem vacinas que podem diminuir a incidência de determinados tumores”, lembra. Ela cita a vacina contra o HPV, o papiloma vírus humano, que previne o câncer de colo de útero e também outros tipos de câncer.

Pacientes já diagnosticados com câncer são considerados um grupo de risco para o desenvolvimento de quadros graves da COVID-19. Por isso, a imunização desse público é prioritária, inclusive com a dose de reforço, a chamada terceira dose. “O paciente com câncer, especialmente aquele em tratamento sistêmico, que foi submetido a uma radioterapia recentemente, ou a uma grande cirurgia, é um paciente mais frágil. Portanto, tem piores desfechos se infectado pelo coronavírus”, relata a médica.

Melo chama a atenção para o aumento esperado dos casos de câncer durante a pandemia, motivado por atrasos nos exames preventivos que podem resultar em diagnósticos represados. “As pessoas deixaram, de alguma maneira, de ir ao médico, mas isso não tem relação com qualquer uma das vacinas disponíveis contra a COVID-19, reforça.


1 thought on “Vacina contra a COVID-19 não provoca câncer

Responda

%d blogueiros gostam disto: