O uso de vitamina D não protege contra a COVID-19

A utilização de suplemento de vitamina D tem sido espalhado por redes sociais como uma forma de prevenir e tratar a infecção causada pelo novo coronavírus, a COVID-19. No entanto, não há estudos que demonstrem a eficácia do uso de vitamina D contra a doença.

A equipe de COVID19 DivulgAÇÃO Científica perguntou a Alessandra Filardy, pesquisadora do Departamento de Imunologia do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, “Por que o suplemento de vitamina D não é efetivo na prevenção da COVID-19?”:

“A especulação sobre o uso de vitamina D na COVID-19 se originou quando pesquisadores da Universidade de Turim, na Itália, divulgaram um documento, sem respaldo científico, sugerindo que elevadas doses dessa vitamina (mais de 4.000 IU/d) teriam um papel importante na prevenção e tratamento da COVID-19. No entanto, um estudo publicado por pesquisadores norte-americanos e europeus demonstrou que a suplementação de vitamina D não exerce qualquer efeito em pacientes com COVID-19.

É claro que a manutenção dos níveis adequados de vitamina D no organismo é importante para manter a saúde do indivíduo, uma vez que auxilia na absorção de cálcio e também contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. Níveis muito baixos de vitamina D podem levar ao raquitismo, e níveis muito elevados podem acarretar um aumento dos níveis de cálcio no sangue e urina, bem como aumento da reabsorção óssea, insuficiência renal, crises convulsivas e até morte. Por isso, a recomendação para uso de suplemento de vitamina D é feita apenas para indivíduos com deficiência desta substância.”

É importante reforçar que o uso de grandes quantidades de vitamina D em forma de suplemento podem causar intoxicação em nosso organismo. Em nota, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) inclui cansaço, fraqueza muscular, náuseas, desidratação, perda da função renal e pedras nos rins como um dos efeitos colaterais de doses excessivas da vitamina.


Responda

%d blogueiros gostam disto: