Quem teve COVID-19 não pega mais a doença novamente?

A equipe de COVID19 DivulgAÇÃO Científica ouviu nas redes sociais um pessoal dizendo que está protegido da doença porque já pegou. Será? Checamos com Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia:

“Tudo indica que nem todo mundo que teve a COVID-19 fica protegido de desenvolver a doença outra vez. Isso tem sido observado em dados obtidos em ensaios laboratoriais buscando anticorpos neutralizantes (efetivamente protetores) contra o SARS-CoV-2 em indivíduos que tiveram COVID-19 e a evidência de pessoas que se reinfectam pelo vírus. É importante ressaltar que mesmo positiva no teste rápido para anticorpos, uma pessoa não está totalmente protegida da doença.”

Será então que fica difícil obter uma vacina? Spilki respondeu:

“Esse é um achado comum para outros coronavírus em seres humanos e animais, uma imunidade não muito consistente e de curta duração quando comparada a outros tipos de vírus. Isso provavelmente implicará que as vacinas terão de ser formuladas de modo a se obter uma estimulação mais robusta do sistema imune, bem como provavelmente terão de ser feitas revacinações periódicas para reforço. Há muito por descobrir.”

Responda

%d blogueiros gostam disto: