Lançada COVID19 DivulgAção científica

COVID19 DivulgAção científica é uma iniciativa de divulgação científica que visa trazer informações confiáveis sobre o novo coronavírus e a doença causada por ele, a Covid-19. Pretendemos dar subsídios aos cidadãos para que tomem decisões bem informadas que ajudem no controle da disseminação do vírus. É nosso objetivo, também, valorizar a importância da ciência internacional e brasileira para o enfrentamento da pandemia.

Publicaremos vídeos produzidos por nós, sobre aspectos científicos do vírus e da doença, atualidades e, ainda, como a ciência – com ênfase na ciência brasileira – tem enfrentado a pandemia. Compartilharemos também links de notícias e artigos relevantes.

“Com a pandemia vemos por um lado uma necessidade muito grande das pessoas de se informar sobre o vírus e a doença, mas, por outro, uma enxurrada de informações muitas vezes contraditórias e inclusive fake news”, diz Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e coordenadora da nova iniciativa.

“Por isso, criamos esta iniciativa justamente visando dar informações confiáveis às pessoas, de forma que elas possam tomar decisões bem informadas”.

É uma iniciativa do Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Imagem de capa: CDC/ Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAMS

1 thought on “Lançada COVID19 DivulgAção científica

  1. Caras(os). Em primeiro lugar parabéns pelo trabalho e empenho nas divulgações de informações científicas.
    Nesse espírito criamos um grupo no início de Março para construir rapidamente um software de acesso público que simula diferentes cenários de evolução da transmissão comunitária do Covid-19.
    Nossas análises apontavam (artigo- https://simulacovid.github.io/covid19/link2.html
    ) que sob determinadas condições o coronavírus pode perpetuar-se no ambiente, levando a novas ondas de contágio por tempo indeterminado, o que levaria a população a novos períodos de confinamento e a impactos econômicos ainda mais profundos até a criação e popularização de vacinas e outros tratamentos. Esse tipo de cenário condiz com essa publicação da revista Science.
    A ferramenta está disponível em https://simulacovid.github.io/covid19/
    e já teve mais de 28 mil acessos. A ideia é que ela seja possa ser abastecida livremente por usuários para simulações. Deixamos o software aberto para uso público (e o código open source) porque as simulações servem tanto para fins educacionais e de pesquisa, como podem ser utilizadas, ainda que de forma cautelosa, como ferramenta para a tomada de decisões.
    Do simulador montamos um projeto de pesquisa que foi aprovado pela UFABC (segue anexo) para desenvolver as potencialidades do simulador e para produzir artigos acadêmicos e de opinião para a mídia (sobre desigualdades nos impactos da pandemia, diferentes cenários de saída da quarentena, comparação com outras modelagens disponíveis e como as diferentes realidades demográficas e sociais levam a diferentes cenários de confinamento/ações do poder público).
    Se puderem divulgar a iniciativa agradecemos. Link do modelo: https://simulacovid.github.io/covid19/

    Na mídia
    ● Capa da Revista Galileu (e destaqueno portal globo.com
    ) “Cientistas brasileiros desenvolvem simulador dedisseminação da Covid-19: em parceria com universidade britânica, pesquisadoresda UFABC criaram software para mostrar como diferentes cenários impactam atransmissão do vírus Sars-Cov-2” https://revistagalileu.globo.com/…/cientistas…

    ● COLUNA LEONARDO SAKAMOTO “Brasilpode passar por ondas de confinamentos aponta simulador de Covid-19” – link: https://noticias.uol.com.br/…/sao-paulo-pode-passar-por…

    ● Le monde Diplomatique Brasil“Simulações indicam que confinamento deve ser máximo” – link:
    https://diplomatique.org.br/simulacoes-indicam-que…/

    ● Mídia Ninja “VIVA A CIÊNCIA!Enquanto Bolsonaro espalha mentiras e corta recursos para pesquisadores, aacademia se debruça em novos estudos sobre coronavírus.” (Facebook e Instagram)Links: https://www.instagram.com/p/B-fcjP_hbii/
    e https://www.facebook.com/…/a.16430…/1810914195733384/…
    ● AnatomiaFácil com Rogério Gozzi (940 mil inscritos) – entrevista por sair, link: https://www.youtube.com/user/rogeriogpedro/feature

Responda

%d blogueiros gostam disto: